quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Modelo de Bohr

.
Um físico chamado Niels Bohr, o qual nasceu em 1885, estabeleceu em 1913 um modelo atômico que é utilizado até hoje em nosso dia a dia.

O físico dinamarquês Niels Bohr buscava dar continuidade ao trabalho de Rutherford, conhecido como modelo do sistema planetário, onde os elétrons se organizam na eletrosfera na forma de camadas.

Bohr sugeriu que o átomo deveria ter energia quantizada. Cada elétron só pode ter uma determinada quantidade de energia.
Os elétrons se encontram na eletrosfera, em órbitas, cada elétron possuí a sua órbita, seu nível de energia.

Niels Borh separou os elétrons em determinadas camadas, níveis de energia.

Salto Quântico 
Quando um elétron recebe energia, ele sobe de nível, saltando para uma outra camada e após um determinado tempo, o elétron retorna a sua própria camada liberando aquela energia outrora adquirida, seja em forma de luz ou de outro modo. Cada átomo tem suas próprias características e vai emitir energia da sua maneira. Alguns átomos emitem luz, outros radiação.
A aurora boreal é um exemplo de liberação de energia de elétrons quando os mesmos retornam as suas próprias camadas. É um dos muitos modos de emissão de energia dos elétrons.

Linhas espectrais
Sabemos que os elétrons, ao receberem energia mudam de camada e ao retornarem emitem de alguma forma energia. O registro dessa emissão é denominada Linha Espectral.
Linhas espectrais registram fótons que são específicos em cada átomo.


Abaixo temos o Diagrama de Linus Pauling
Ordem de divisão dos elétrons nos subníveis atômicos.

K= 1s
L=  2s  2p
M= 3s  3p  3d
N= 4s  4p  4d  4f
O= 5s  5p  5d  5f
P=  6s  6p  6d
Q= 7s  7p    



Nenhum comentário:

Postar um comentário